quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como utilizar a Internet na educação

A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada, por isso, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos.
A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece, entretanto, não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a Internet com outras tecnologias – vídeo, televisão, jornal. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica, criativa, aberta.
Professores e alunos se relacionam com a Internet, como se relacionam com todas as outras tecnologias. Se forem curiosos, descobrem inúmeras novidades nela como em outras mídias. Se forem acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.
Ensinar com a Internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino. Caso contrário, servirá somente como um verniz, uma jogada de marketing para dizer que o nosso ensino é moderno e cobrar preços mais caros nas mensalidades. A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrado a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.




http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário